10 coisas que você precisa saber sobre o "Pé Diabético"
Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns entre as pessoas que tem Diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado "pé diabético", uma doença que pode ser evitada.
Tais alterações podem causar neuropatia, úlceras, infecções, isquemia ou trombose. Elas começam a ocorrer, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas durante muitos anos. Se não for tratado, o pé diabético pode levar a amputação. Segundo, o Ministério da Saúde, 70 porcento das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o Diabetes mal controlado. São 55 mil amputações anuais.
1 - A pessoa com pé diabético tem sintomas como: formigamentos, perda da sensibilidade local, dores, queimação nos pés e nas pernas, sensação de agulhadas, além de fraqueza nas pernas. Tais sintomas podem piorar a noite, ao deitar e, quase sempre, evoluem com o aparecimento de ferida ou infecção.
2 - Os sintomas são mais frequentes após alguns anos com o Diabetes mal controlado.
3 - A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar a complicação. A medida principal é manter os níveis de glicemia controlados, examinar visualmente os pés todos os dias e passar por avaliação médica periódica.
4 - O paciente deve examinar os pés diariamente em lugar bem iluminado. Quem não tiver condições de fazê-lo precisa pedir ajuda de alguém. Deve-se verificar a existência de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou alterações de cor.
5 - É preciso sempre manter os pés limpos e usar água morna, nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. É melhor não esfregar a pele. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas.
6 - Use meias sem costuras. O tecido deve ser de algodão ou lã. Evitar sintéticos, como nylon.
7 - Antes de cortar as unhas, o paciente precisa lavá-las e secá-las bem, usar um alicate apropriado ou uma tesoura de ponta arredondada, devidamente limpa e esterilizada. O ideal é não cortar os calos e nem usar abrasivos.
8 - É melhor que os pés estejam sempre protegidos, inclusive na praia e na piscina.
9 - Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos e que ofereçam firmeza.
10 - Uberaba conta com a Clínica OX, referência em tratamento de feridas, utilizando tecnologia avançada de oxigenoterapia hiperbárica e equipe especializada em curativos, que possibilita resolução mais rápida e efetiva dos mais variados tipos de feridas em pacientes portadores de Diabetes e demais doenças vasculares, evitando, na maioria das vezes, mutilações e amputações desnecessárias.
Por Dr. Valter Moreno, Cirurgião Plástico, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico Hiperbarista, especialista no tratamento de feridas.




« voltar

Clínica Ox Ltda
Rua do Carmo, 378 · Bairro Abadia · Uberaba/MG
(34) 3333-9765 / (34) 3314-2210 · clinicaox@clinicaox.com.br
Copyright © 2024 Clínica Ox.
Todos os direitos reservados.