Novembro Azul
O que é o câncer de próstata?
Câncer, também conhecido como neoplasia, é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denominamos metástases. Esse tipo de câncer tem crescimento lento, acometendo, em geral, homens com idade acima de 50 anos. Embora não seja conhecida sua causa, é sabido que fatores genéticos estão envolvidos, sendo que homens com parentesco de 1º grau de neoplasia de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

O que o paciente sente?
Na fase inicial, os pacientes não têm sintomas. Grande parte deles permanecerá assintomática ou terá sintomas urinários (dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária), posteriormente podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico precoce é feito por meio do exame de toque retal associado ao exame de sangue (PSA) a partir dos 50 anos. Os pacientes que apresentarem no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença na próstata. O diagnóstico de certeza é feito com a biópsia da próstata.

Tem cura? E como é o tratamento?
Existe cura sim, em vários casos, quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento é adequado. O tratamento do câncer da próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia. A escolha do tratamento ideal é feita dependendo do estágio da doença e das características de cada paciente.




« voltar

Clínica Ox Ltda
Rua do Carmo, 378 · Bairro Abadia · Uberaba/MG
(34) 3333-9765 / (34) 3314-2210 · clinicaox@clinicaox.com.br
Copyright © 2024 Clínica Ox.
Todos os direitos reservados.