Síndrome dos ovários policísticos é desconhecida de 71% das brasileiras
Levantamento foi feito em cinco capitais, BH incluída, com 3 mil mulheres. Doença pode levar à infertilidade

O aparecimento de acnes fora do período da adolescência pode ser o sinal de um problema que causa alterações no ciclo menstrual e pode levar à infertilidade: a síndrome dos ovários policísticos. Com sintomas que afetam principalmente a aparência feminina, como o aumento de pelos no corpo e acúmulo de gordura abdominal, o distúrbio nem sempre é identificado pelas mulheres.

Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) em parceria com o laboratório Bayer. Entre as 600 mulheres ouvidas em São Paulo, 65% desconhecem os sintomas e 31% não souberam dizer se têm ou não o problema. Tire suas dúvidas sobre a síndrome aqui.

O levantamento foi feito em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Ao todo foram 3.000 entrevistadas e o desconhecimento sobe para 71% nos dados que consideram todas as cidades onde a pesquisa foi feita.

Entre as paulistanas, a acne está ou já esteve presente na vida de 71% delas, mas apenas 5% procuraram um ginecologista para tentar solucionar o problema.

"O foco real foi saber o conhecimento da mulher em relação a uma causa importante da acne que é a síndrome. Às vezes, a mulher sente os efeitos e vai ao dermatologista, mas acabam tratando o problema sem saber a origem", explica Afonso Nazário, chefe do Departamento de Ginecologia da Unifesp.




« voltar

Clínica Ox Ltda
Rua do Carmo, 378 · Bairro Abadia · Uberaba/MG
(34) 3333-9765 / (34) 3314-2210 · clinicaox@clinicaox.com.br
Copyright © 2024 Clínica Ox.
Todos os direitos reservados.